Praça do Boina Preta Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Praça do Boina Preta
Início do conteúdo da página

A Praça do Boina Preta

    A Praça do Boina Preta do 15º RC Mec (Es) foi inaugurada no dia 28 de novembro de 2019, após a primeira formatura de passagem de cargo do Adjunto de Comando. A referida Praça está localizada na entrada do rancho de Cabos e Soldados e foi construída pelo Pelotão de Obras com apoio do Pelotão de Manutenção.

    A mesma tem como objetivo oferecer ao Regimento General Pitaluga um local aprazível para que os integrantes da Unidade possam preservar as tradições da Cavalaria Mecanizada.

    Ela foi inspirada em uma posição defensiva e é constituída por dois blocos, tendo ao centro os bustos que simbolizam as tradições da arma.

    Na parte leste da praça, existem duas posições preparadas para o Canhão sem Recuo M40A1 106 mm e aprofundando o dispositivo existe um Carro de Reconhecimento (protótipo do Cascavel). Esse dispositivo objetiva proteger o Busto do Boina Preta.

    Da mesma forma, na parte oeste, há duas posições preparadas para o Canhão sem Recuo M40A1 106 mm. Essa região conta, ainda, com dois morteiros pesados 4.2 e com um canhão do antigo Forte do Campinho, visando lembrar as origens do Regimento. O Punho de Aço permanece na região central, sendo protegido por esses meios.

    Na área central, duas metralhadoras antiaéreas foram instaladas para garantir a defesa contra o inimigo aéreo.

    Na parede sul da Praça, placas foram instaladas com o ano de chegada de cada veículo blindado que o Regimento General Pitaluga já utilizou, ao longo de sua história. Com o intuito de manter a tradição da primeira unidade mecanizada do Exército Brasileiro.

   Por fim, vale destacar que tanto na entrada leste como na oeste existem placas com o nome do local; à da entrada leste fazia parte da antiga Galeria dos Eternos Comandantes do Regimento, demonstrando a importância deles para a evolução da nossa Organização Militar. Já à da parte Oeste, foi realizada por iniciativa dos militares do 3º Esqd C Mec, visando reforçar o lema do Regimento.

Se tiver que ser feito! Será bem feito!

Fim do conteúdo da página