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MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CML – 1ª DE – GUES/9ª BDA INF MTZ 15º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADO (ESCOLA) (Regimento General Pitaluga) |
Plano de Gestão (2018 – 2022) 26 MAR 18 |
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PLANO DE GESTÃO (SÍNTESE) 1. MISSÃO DO 15º RC MEC (ES) a. Participar de Operações Militares de Guerra e Não Guerra, contribuindo com a missão do GUES/ 9ª Bda Inf Mtz, em Op Ofensivas, Defensivas e de Cooperação e Coordenação com agências; b. Fortalecer a imagem do EB como Instituição preparada e comprometida com os interesses da Nação Brasileira; e c. Cooperar com Estabelecimentos de Ensino Militar. 2. PRINCÍPIOS, CRENÇAS E VALORES a. Liderança b. Coragem c. Disciplina d. Lealdade e. Hierarquia 3. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO a. Ambiente Interno 1) Pontos Fortes a) Elevada experiência no planejamento e desdobramento de Operações militares e interagências. b) Proximidade do Cmdo enquadrante. c) Tradição histórica da OM. d) Seriedade no trato da coisa pública. e) Elevado percentual de Efetivo Profissional. f) Proximidade de Campos de Instrução (CIG e Camboatá). g) Proximidade de Estandes de tiro e instalações de desportos. h) Proximidade de grande parte dos Estb Ens a serem apoiados. i) Proximidade de OM logísticas e de suprimento. j) Proximidade de Organizações Militares de Saúde. k) Alto nível de prontidão da tropa. l) Boa disponibilidade de materiais e meios de emprego militar. |
2) Oportunidades de Inovação e Melhoria
- Falta de cultura de planejamento estratégico
- Baixa capacitação do pessoal na área gerencial/ administrativa.
- Grande requisição de pessoal, por parte do escalão superior, para serviços
- Problemas de infraestrutura nas instalações, demandando grandes esforços de manutenção, obras e vistorias técnicas.
- Necessidade de racionalização das atividades
- Melhoria no mapeamento de
- Falta de celeridade nos processos de aquisição de material e prestação de serviços.
- Ambiente Externo
1) Oportunidades identificadas
- Alta credibilidade do Exército perante a
- Crescente intercâmbio operacional entre as Forças Singulares e os
- Integração permanente junto à sociedade carioca, por meio de projetos
- Participação nas Operações de Amplo Espectro, no contexto da segurança pública.
- Ótimo relacionamento com a sociedade civil, em todas as esferas de
- Possibilidade de integração com as Escolas, de ensino fundamental e médio.
2) Ameaças
- Redução do crescimento econômico do país, gerando menor aporte de recursos para o
- Presença do crime organizado no entorno da Vila
- A análise dos processos licitatórios, pela AGU, aumentando o tempo de licitação.
- Realidade de greves e instabilidade política da região, fruto da insatisfação
- Elevado número de apoios em material, prestados a outras
- Possibilidade de infiltração do crime organizado entre os militares da
- Pequeno interesse da classe política quanto ao papel constitucional das Forças
- Reações às atividades da Força por alguns segmentos da
- Desvio das atividades de preparo para a missão precípua: A Defesa
4. VISÃO DE FUTURO
- Nosso Regimento será a Unidade de referência do CML, para o emprego em todo o espectro de operações de Guerra e Não Guerra; deverá buscar consolidar-se como OM de confiança dos escalões superiores para a atribuição de missões de complexos planejamento e execução; e os nossos integrantes deverão orgulhar-se de servir na Unidade.
5. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS (OE)
OE 1 |
Obter a capacidade plena de emprego em Operações de Guerra e Não Guerra |
Área de atuação |
Preparo e Emprego; Comando e Controle; Movimento e Manobra; e Logística |
OE 2 |
Aprimorar os processos de gestão nas áreas de Logística, Administração de material, instalações e pessoal |
Área de atuação |
Logística, Administração, Finanças e Pessoal |
OE 3 |
Aprimorar a segurança das instalações, material e TI. |
Área de atuação |
Segurança e TI. |
OE 4 |
Obter condições de atração e retenção de militares e da família militar na OM e Guarnição |
Área de atuação |
Dimensão humana |
OE 5 |
Fortalecer a Identidade e a imagem positiva do Regimento |
Área de atuação |
Valores, Comunicação Social e Relações Institucionais |
6. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO (FCS)
Objetivo Estratégico (OE) |
FCS |
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01 |
Obter a capacidade plena de emprego em Operações de Guerra e Não Guerra. (Eixo Estruturante Operacionalidade) |
- Nível de completamento de QCP. - Atingimento do ciclo de adestramento. - Atingimento do ciclo de capacitação. - Liderança dos Cmt em todos os níveis. - Valorização dos Sargentos. - Disponibilidade de meios mecanizados. - Organização flexível dos Esqd C Mec. |
Objetivo Estratégico (OE) |
FCS |
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02 |
Aprimorar os processos de gestão nas áreas de Logística, Administração de material, instalações e pessoal. (Eixo Estruturante Administração) |
- Capacitação de pessoal. - Racionalização de processos. - Liderança organizacional. - Sistema de TI integrado. - Cultura de Planejamento Estratégico. - Mentalidade de manutenção. - Capacidade de execução de licitações. - Envolvimento das SU no processo Adm. |
03 |
Aprimorar a segurança das instalações, material e TI. (Eixo Estruturante Segurança) |
- Capacitação de pessoal. - Defesa do Aquartelamento. - Mentalidade de Segurança Orgânica. - Gerenciamento dos riscos. |
04 |
Obter condições de atração e retenção de militares e da família militar na OM e Gu. (Eixo Estruturante Pessoal) (Eixo Estruturante Hierarquia e Disciplina) |
- Infraestrutura de saúde. - Infraestrutura de moradia e lazer. - Bom ambiente de trabalho. - Trato com o subordinado. - Motivação da tropa. - Oportunidades Profissionais. - Rotina de reuniões com Of, ST, Sgt, Cb e Sd. - Critérios para promoção a Cabo. - Critérios para engajamento e reengajamento. - Critérios para punições disciplinares. - Critérios para referências elogiosas. |
05 |
Fortalecer a identidade e a imagem positiva do Regimento, no âmbito interno e externo. (Eixo Estruturante Com Social) |
- Capacitação de pessoal. - Difusão dos valores, história e tradições do EB para o público externo. - Esmero na atitude militar dos integrantes do Rgt no meio civil. - Comunicação com a sociedade. - Constituição e consolidação de parcerias. - Difusão de produtos para público interno. |
7. ESTRATÉGIAS
Objetivo Estratégico (OE) |
Estratégias (E) |
||
01 |
Obter a capacidade plena de emprego em Operações de Guerra e Não Guerra. (Eixo Estruturante Operacionalidade) |
E 1.1 |
Capacitação dos quadros e da tropa para atuar em Operações de Defesa Externa e Operações GLO. |
E 1.2 |
Obtenção de nível adequado de efetivos em conformidade com o QCP. |
||
E 1.3 |
Obtenção de capacidade logística para atuar em operações diversas. |
||
E 1.4 |
Fortalecimento da liderança em todos os níveis, em especial, a do sargento. |
||
E 1.5 |
Criação de organização flexível para os Esqd C Mec, permitindo o emprego em Op Def externa, bem como em Op GLO. |
||
02 |
Aprimorar os processos de gestão nas áreas de Logística, Administração de material, instalações e pessoal. (Eixo Estruturante Administração) |
E 2.1 |
Implementação de uma cultura organizacional, alinhada com o conceito de Qualidade Total e Excelência Gerencial. |
E 2.2 |
Modernização das instalações. |
||
E 2.3 |
Aprimoramento da Segurança Alimentar. |
||
E 2.4 |
Aprimoramento da gestão de pessoal. |
||
E 2.5 |
Aprimoramento dos processos de pagamento de pessoal. |
||
E 2.6 |
Aprimoramento da gestão de Sup e materiais. |
||
E 2.7 |
Aprimoramento dos processos de aquisições, licitações e contratos. |
||
03 |
Aprimorar a segurança das instalações, material e TI. (Eixo Estruturante Segurança) |
E 3.1 |
Aprimoramento do Plano de Segurança Orgânica. |
E 3.2 |
Aprimoramento do Plano de Defesa do Aquartelamento. |
||
E 3.3 |
Aprimoramento do Plano de Combate a Incêndio. |
||
E 3.4 |
Aprimoramento da Segurança em TI. |
Objetivo Estratégico (OE) |
Estratégias (E) |
||
04 |
Obter condições de atração e retenção de militares e da família militar na OM e Gu. (Eixo Estruturante Pessoal) (Eixo Estruturante Hierarquia e Disciplina) |
E 4.1 |
Melhoria do atendimento de saúde. |
E 4.2 |
Melhoria dos PNR. |
||
E 4.3 |
Melhoria da satisfação com o ambiente organizacional. |
||
E 4.4 |
Criação de rotina de reuniões com a tropa. |
||
E 4.5 |
Criação do processo de avaliação dos soldados e promoção a Cabo. |
||
E 4.6 |
Estabelecimento de critérios para engajamento e reengajamento. |
||
E 4.7 |
Estabelecimento de critérios para aplicação das punições disciplinares. |
||
E 4.8 |
Estabelecimento de critérios para concessão de referências elogiosas. |
||
E 4.9 |
Criação de rotina de confraternizações. |
||
05 |
Fortalecer a identidade e a imagem positiva do Regimento, no âmbito interno e externo. (Eixo Estruturante Com Social) |
E 5.1 |
Realização de eventos que promovam o culto aos valores, às tradições e à ética militar. |
E 5.2 |
Desenvolvimento de ações de Comunicação Social, junto à sociedade. |
||
E 5.3 |
Difusão de produtos de Comunicação Social, junto ao público interno. |
8. INDICADORES DE DESEMPENHO
OE |
Estratégias (E) |
Indicadores de Desempenho (ID) |
Nr CML |
Meta |
|
01 |
E 1.1 |
Capacitação dos quadros e da tropa para atuar em Operações de Defesa Externa e Operações GLO. |
- Índice de Execução Exercícios e/ou Operações do Contrato de Objetivo de Adestramento. |
ID1- OE1 |
100% |
- Índice de Pronta Resposta FAI CML – SAO. |
ID2 - OE1 |
100% |
|||
- Índice de Pronta Resposta FAI CML – SOM. |
ID3 - OE1 |
100% |
|||
- Índice de Capacitação em Comando e Controle. |
ID4 - OE1 |
100% |
|||
- Índice de Ações de Acompanhamento Instrução e/ou Adestramentos realizadas. |
ID6 - OE1 |
90% |
|||
- Índice de militares com, no mínimo, conceito “B” no último TAF. |
- x- |
95% |
|||
E 1.2 |
Obtenção de nível adequado de efetivos em conformidade com o QCP. |
- Índice de Completamento de Pessoal. |
ID5 - OE1 |
100% |
|
E 1.3 |
Obtenção de capacidade logística para atuar em operações diversas. |
- Índice de execução do Contrato de Objetivos do COLOG. |
ID7 - OE1 |
100% |
|
- Índice de Disponibilidade de Materiais Críticos (IDMC) definidos pelo CML para a FAI. |
ID8 - OE1 |
90% |
|||
- Índice de disponibilidade das viaturas orgânicas dos Pel C Mec. |
- x - |
70% |
|||
E 1.4 |
Fortalecimento da liderança em todos os níveis, em especial, a do sargento. |
- Índice de realização de atividades, frente às previstas pelo Cmdo, voltadas à orientação, capacitação e exercício da liderança. |
- x - |
80% |
|
E 1.5 |
Criação de organização flexível para os Esqd C Mec, permitindo o emprego em Op Def externa, bem como em Op GLO. |
- Índice de implantação da organização flexível no 1° e 2° Esqd C Mec (considerando os fatores: planejamento, pessoal, viaturas, armamento, materiais diversos e instalações). |
- x- |
100% |
OE |
Estratégias (E) |
Indicadores de Desempenho (ID) |
Nr CML |
Meta |
|
02 |
E 2.1 |
Implementação de uma cultura organizacional, alinhada com o conceito de Qualidade Total e de Excelência Gerencial. |
- Índice de aprimoramento de processos da OM (AMP). |
ID7 – OE2 |
1% |
E 2.2 |
Modernização das instalações. |
- Índice de pequenas benfeitorias realizadas, frente às elencadas pelo Cmdo como prioritárias, para o semestre. |
- x - |
50% |
|
- Índice de atualização do PDOM. |
ID3 – OE2 |
80% |
|||
E 2.3 |
Aprimoramento da Segurança Alimentar. |
- Índice de conformidade obtida no Programa de Segurança Alimentar da RM. |
ID8 – OE2 |
80% |
|
E 2.4 |
Aprimoramento da gestão de pessoal. |
- Índice de Atualização SICAPEx. |
ID14 – OE2 |
90% |
|
- Índice de Atualização MÓDULO E1. |
ID15 – OE2 |
95% |
|||
- Índice de militares incapazes definitivamente para o Serviço do Exército. |
ID16 – OE2 |
1% |
|||
- Índice de militares incapazes temporariamente para o Serviço do Exército. |
ID17 – OE2 |
1% |
|||
E 2.5 |
Aprimoramento dos processos de Pgto de pessoal. |
- Índice de Conformidade do Relatório de Pagamento de Pessoal. |
ID18 – OE2 |
90% |
|
E 2.6 |
Aprimoramento da gestão de Sup e materiais. |
- Índice de conformidade do Relatório Mensal do SIAFI e SISCOFIS. |
ID20 – OE2 |
100% |
|
E 2.7 |
Aprimoramento dos processos de aquisições, licitações e contratos. |
- Índice de empenho de recursos recebidos por trimestre |
ID9 – OE2 |
70% |
|
- Índice de empenho de recursos recebidos anual |
ID10 – OE2 |
100% |
|||
- Índice de liquidação de recursos empenhados por trimestre |
ID11 – OE2 |
90% |
|||
- Índice de recursos inscritos em restos a pagar no ano |
ID12 – OE2 |
20% |
|||
- Índice de redução do consumo com concessionárias, considerando a unidade de consumo. |
ID13 – OE2 |
2% |
|||
- Índice de empenhos com materiais entregues no prazo |
ID19 – OE2 |
90% |
OE |
Estratégias (E) |
Indicadores de Desempenho (ID) |
Nr CML |
Meta |
|
03 |
E 3.1 |
Aprimoramento do Plano de Segurança Orgânica. |
- Atualização do Plano, anualmente, bem como realização de instrução e treinamento. |
- x - |
100% |
E 3.2 |
Aprimoramento do Plano de Defesa do Aquartelamento. |
- Atualização do Plano, semestralmente, bem como realização de instrução e treinamento. |
- x - |
100% |
|
E 3.3 |
Aprimoramento do Plano de Combate a Incêndio. |
- Atualização do Plano, anualmente, bem como realização de instrução e treinamento. |
- x - |
100% |
|
E 3.4 |
Aprimoramento da Segurança em TI. |
- Índice de Implementação do PDTI. |
ID1 - OE3 |
50% |
|
- Execução de Reuniões do Comitê Executivo de TI. |
ID2 - OE3 |
100% |
|||
- Capacitação em Segurança Cibernética. |
ID3 - OE3 |
100% |
|||
04 |
E 4.1 |
Melhoria do atendimento de saúde. |
- Índice Atendimento de Demanda de Inspeções de Saúde. |
ID7 – OE4 |
70% |
- Índice de Atendimento de Demanda de Perícia Médica de Saúde. |
ID8 – OE4 |
70% |
|||
E 4.2 |
Melhoria dos PNR. |
- Índice de disponibilidade de PNR. |
ID12 – OE4 |
90% |
|
E 4.3 |
Melhoria da satisfação com o ambiente organizacional. |
- Índice de satisfação do usuário dos Serviços Regionais. |
ID15 – OE4 |
70% |
|
- Índice de Satisfação com o Clima Organizacional. |
ID16 – OE4 |
80% |
|||
E 4.4 |
Criação de rotina de reuniões com a tropa. |
- Índice de realização das reuniões, face às planejadas, com frequência mínima mensal. |
- x - |
100% |
|
E 4.5 |
Criação do processo de avaliação dos soldados e promoção a Cabo. |
- Índice de implantação do processo de avaliação de soldados e promoção a Cabo. |
- x - |
100% |
|
E 4.6 |
Estabelecimento de critérios para engajamento e reengajamento. |
- Índice de atingimento dos critérios estabelecidos pelo efetivo pronto. |
- x - |
80% |
|
E 4.7 |
Estabelecimento de critérios para aplicação das punições disciplinares. |
Índice de implantação e aplicação da NAPD do Rgt. |
- x - |
100% |
|
E 4.8 |
Estabelecimento de critérios para concessão de referências elogiosas. |
Índice de concessão de referência elogiosa, no mínimo a 10%, de cada fração, no mês. |
- x - |
100% |
|
E 4.9 |
Criação de rotina de confraternizações. |
Índice de realização dos eventos, face aos planejados, com frequência mínima quinzenal. |
- x - |
50% |
OE |
Estratégias (E) |
Indicadores de Desempenho (ID) |
Nr CML |
Meta |
|
05 |
E 5.1 |
Realização de eventos que promovam o culto aos valores, às tradições e à ética militar. |
- Índice execução de eventos que promovam o culto aos valores, aos deveres e à ética militar. |
ID1 – OE5 |
100% |
E5.2 |
Desenvolvimento de ações de Comunicação Social, junto à sociedade. |
- Índice execução de eventos que promovam o Rgt junto à sociedade, face aos planejados. |
- x - |
100% |
|
- Índice de Atualização do Plano de Gestão Ambiental. |
ID2 – OE5 |
100% |
|||
- Índice de implementação do Plano de Comunicação Social. |
ID5 – OE5 |
100% |
|||
E 5.3 |
Difusão de produtos de Comunicação Social, junto ao público interno. |
- Índice de realização de campanhas e difusão de produtos, junto ao público interno, face ao planejado. |
- x - |
80% |