Aniversário do Regimento Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cel Tibau
Início do conteúdo da página

 

Cel Tibau
 
  CEL RENATO CESAR TIBAU DA COSTA
 
  

            O General de Exército Renato Cesar Tibau da Costa é natural da cidade do Rio de Janeiro-RJ. Iniciou sua carreira militar no dia 17 de fevereiro de 1961, quando foi matriculado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

            Foi declarado Aspirante a Oficial da arma Cavalaria em 20 de dezembro de 1963. Além do curso de formação realizado na AMAN, cursou também a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Fez os cursos Básico de Paraquedismo, de Mestre de Salto, de Precursor Paraquedista, além do de Ações de Comandos, tornando-se um militar altamente qualificado para realizar operações de combate.

            Além dos cursos militares, enriqueceu o seu currículo com o Curso de Engenharia Civil, concluído em 1980.

            Como oficial superior, exerceu funções de destaque na área de ensino. Foi instrutor de Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Em missão no exterior, participou como assessor da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai. Foi ainda chefe de seção da 12ª Brigada de Infantaria; subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste; chefe do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Paraquedista; comandou o 9º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Escola) e o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

             Como oficial general, comandou 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada na cidade de Boa Vista, em Roraima. Após, assumiu o comando da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, onde servira como instrutor, indo em seguida comandar a Brigada de Infantaria Paraquedista. Foi também subchefe em Brasília e ainda subsecretário de Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro, e comandou a 5ª Região Militar/5ª Divisão de Exército, em Curitiba.

            Sua última chefia foi no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no Comando Militar do Sul, onde permaneceu por dois anos, sendo nomeado nessa ocasião, para exercer a função de chefe do Estado-Maior do Exército, função onde ficou de junho de 2005 até maio de 2007, quando ocorreu sua passagem para a reserva remunerada.

Fim do conteúdo da página