Cel Oscar Lopes da Silva Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cel Oscar Lopes da Silva
Início do conteúdo da página

 Cel Oscar Lopes da Silva


 CEL OSCAR LOPES DA SILVA
 

            O Coronel Oscar Lopes da Silva nasceu no dia 15 de abril de 1907 e iniciou sua brilhante carreira militar quando incorporou às fileiras do Exército Brasileiro, no dia 1º de abril de 1926, foi posteriormente promovido ao posto de Aspirante a Oficial da arma de cavalaria no dia 22 de novembro de 1929.

            Sua primeira unidade foi o 4º RCD – Três Corações, onde foi promovido ao posto de 2º Tenente no dia 11 de junho de 1931 e no dia 16 de junho do ano seguinte ao posto de 1º Tenente.

            Deixou a cidade de Três Corações, para servir na cidade de Ponta Porã, no então 11º RCI, guarnição onde foi promovido, no dia 25 de dezembro de 1937, ao posto de Capitão. O então capitão Oscar Lopes da Silva, por sua admirável dedicação a profissão militar, foi movimentado para a então Capital Federal (Rio de Janeiro), no dia 23 de março de 1938, exercendo diversas funções chaves na Diretoria Remonta do Exército, onde se dedicou até o ano de 1940, quando foi transferido para o 1º Regimento de Cavalaria Divisionária, também localizado na Capital Federal, onde ficou até 3 de fevereiro de 1945.

            Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no ano de 1946, onde demonstrou empenho e dedicação, concluindo com êxito o curso no dia 17 de agosto de 1946.

            No mês que se seguiu, recém promovido ao posto de Major, fora movimentado para o 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, também localizado na Capital Federal.

            Foi quando em 1948, finalmente matriculou-se na Escola de Estado Maior do Exército, onde logrou êxito no curso que lhe fora proposto para que mais a frente pudesse, através dos conhecimentos ora adquiridos, comandar uma das mais operacionais unidades da Força Terrestre, o que logo ocorreu no ano de 1958, ao assumir o comando do Regimento de Reconhecimento Mecanizado (Atual 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Escola).

            Após dedicar os valiosos e longos anos de sua carreira ao Brasil, no dia 3 de janeiro de 1969, passou para a reserva remunerada, porém levando consigo o sentimento de dever cumprido pelo qual prezou durante sua árdua e vitoriosa carreira militar.

Fim do conteúdo da página