Cel Mario Orlando R. Sampaio Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cel Mario Orlando R. Sampaio
Início do conteúdo da página

 Cel Mário Orlando Sampaio


 CEL MARIO ORLANDO R. SAMPAIO
 

           Nasceu no dia 2 de setembro de 1924, e incorporou as fileiras do Exército Brasileiro no dia 14 de março de 1942, na Academia Militar das Agulhas Negras, local onde fora forjado para ser um oficial de Cavalaria, o que se materializou com sua promoção à Aspirante a Oficial no dia 11 de agosto de 1945.

            Logo após sua declaração à aspirante, foi classificado no 4º Regimento de Cavalaria Divisionário, localizado na cidade de Três Corações – MG, local onde, no dia 23 de novembro de 1945, fora promovido ao primeiro posto do oficialato.

            Mais tarde, em 1947, foi movimentado para a cidade de Santa Rosa – RS, para servir no então 19º Regimento de Cavalaria. Ainda no final do ano de 1947 foi promovido ao posto de 1º Tenente. Lá permaneceu por três anos, até ser movimentado para a Escola de Sargento das Armas, onde foi instrutor por um ano.

            Seguiu desempenhando a função de docente nos dois anos que sucederam, porém dessa vez na Academia Militar das Agulhas Negras.

            Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais no ano de 1953, concluindo com pleno êxito o curso no dia 4 de junho de 1954. Até o ano de 1957, serviu no 17º Regimento de Cavalaria, Unidade onde, no posto de Capitão soube coordenar as mais diversas missões na função de comandante de esquadrão.

            No ano de 1963, fora matriculado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, onde cultivou seus conhecimentos práticos e teóricos, para mais tarde, em 1973 assumir o comando do Regimento de Reconhecimento Mecanizado (Atual 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Escola).

            No ano de 1978 foi promovido ao posto de General de Brigada, e em 1983, já como general de exército, trabalhou diretamente em assessoramento ao então Ministro da Guerra, sempre demonstrando, no uso de suas atribuições, presteza e lealdade.

            Faleceu no dia 5 de fevereiro de 2013, aos 89 anos, porém deixando seu legado de amor incondicional ao Exército Brasileiro, o que foi demonstrado em seu profissionalismo e dedicação a Instituição.

Fim do conteúdo da página