CEL JOÃO JOSÉ BAPTISTA TUBINO Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CEL JOÃO JOSÉ BAPTISTA TUBINO
Início do conteúdo da página

 Cel João José Baptista Tubino


 CEL JOÃO JOSÉ BATISTA TUBINO
 

             Nasceu no Rio Grande do Sul no dia 24 de junho de 1905, filho de Ostalric Tubino. Em sua família destacou-se João Ascânio Tubino, constituinte em 1934 e deputado federal pelo Rio Grande do Sul de 1935 a 1937.

            Sentou praça em abril de 1924 ao ingressar na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, sendo declarado Aspirante a Oficial da arma de cavalaria em janeiro de 1927.

            Promovido a 2º Tenente em julho de 1927, foi transferido para o 8º Regimento de Cavalaria Independente, com sede em Uruguaiana (RS), em fevereiro do ano seguinte, sendo promovido a 1º Tenente em julho de 1929. Durante a Revolução de 1930 participou do deslocamento de sua Unidade para a Capital Federal, manobra que ajudou a garantir o sucesso do movimento e a posse de Getúlio Vargas como chefe do Governo Provisório em 3 de novembro do mesmo ano.

            De volta ao Rio Grande do Sul, ainda em novembro tornou-se subcomandante interino do 8º RCI, transferindo-se em novembro de 1931 para a Coudelaria Nacional de Saican, cujo contingente comandou até maio de 1932.

            Em abril de 1934 passou a servir na 8ª Circunscrição de Recrutamento da 4ª Região Militar (4ª RM), em Juiz de Fora (MG), como chefe de seção e chefe interino, sendo promovido a Capitão em outubro do ano seguinte. Em janeiro de 1935 transferiu-se para o 9º RCI, em São Gabriel (RS), tendo ainda exercido, de outubro desse ano a janeiro de 1937, as funções de juiz do conselho permanente da 2ª e da 3ª RM, respectivamente sediadas em São Paulo e Porto Alegre.

            De volta ao Rio de Janeiro em janeiro de 1939, matriculou-se no curso de Cavalaria da Escola de Armas. Concluindo-o em novembro seguinte, regressou a Santo Ângelo, lá permanecendo até outubro de 1940. Matriculou-se no curso da Escola de Estado-Maior (EEM) em fevereiro de 1942 e foi promovido a major em abril de 1943. Deixou a EEM em março do ano seguinte, quando iniciou um estágio de dois meses no Estado-Maior do Exército (EME).

            Nomeado em outubro de 1950 chefe da Missão Militar Brasileira de Instrução enviada ao Paraguai, para lá viajou em janeiro do ano seguinte, alcançando o posto de Coronel em janeiro de 1953. De volta ao Brasil em junho do mesmo ano, assumiu o comando da 4ª Divisão de Cavalaria, sediada em Campo Grande, até então no estado de Mato Grosso e atual capital de Mato Grosso do Sul, tendo aí exercido interinamente, em outubro de 1953, o comando da 9ª RM. A partir desse mês respondeu ainda pelo comando da guarnição de Campo Grande e, de outubro a novembro do ano seguinte, atuou como adido ao Núcleo da Divisão Blindada do Ministério da Guerra, exercendo posteriormente o comando do Regimento de Reconhecimento Mecanizado (Atual 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Escola).

            Deixou o comando desse Regimento em novembro de 1955 para servir como adido à Diretoria Geral de Pessoal do Exército, sendo transferido no mês seguinte para Maceió, onde se tornou chefe da 20ª Circunscrição de Recrutamento da 7ª RM, sediada em Recife.

            O General João José Babtista Tubino Faleceu no Rio de Janeiro no dia 11 de maio de 1982, deixando-nos seu legado de honra e fidelidade às cores do Exército Brasileiro.

Fim do conteúdo da página